"Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo."
Provérbios 16:24

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Árvore X Bíblia: alguma ligação?


      Não poucas vezes vemos a figura da árvore no texto sagrado da Bíblia. Ela marca presença de Gênesis à Apocalipse, e é uma das mais essenciais obras criadas. Logo no relato da criação, lá está ela no terceiro dia, invadindo graciosamente toda a terra com suas vivas folhas. Paro para pensar na criatividade do Criador ao desenhá-las e, por sua palavra, fazê-las brotar de tantos tamanhos, cores e adornos em forma de flores e frutos, cada um com um encanto especial e singular.
        A árvore também aparece no momento mais desfavorável da humanidade: na queda. Ela foi a única ressalva de Deus ao permitir que o homem desfrutasse daquele incrível jardim, somente mantendo-se distante da ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, mas este não foi capaz.
       O mundo após a queda seguiu seu difícil caminhar sempre contando com a sombra, as sementes e o alimento que as árvores sempre ofereceram, a despeito da maldade que passou a dominar por aqui. Reis e profetas poetizaram eras tendo as árvores como inspiração.
      Pessoas justas, mulheres sábias, homens que confiam no Senhor foram comparados à árvores, “Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.”¹
     Elas também foram representação da bondade e misericórdia do Senhor para com aqueles que temem ao seu nome: “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.”²
       Em João 15, o próprio Senhor Jesus compara-se a uma árvore. Ele diz “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.”³ Que tremenda revelação saber que somos os galhinhos da grande árvore que é o próprio Jesus, cuidada por Deus Pai!
      A Palavra de Deus tem a árvore como um eficiente exemplo, sempre. "Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.”4
       O último livro da Bíblia mostra-se um prato cheio para as brilhantes mentes que amam e viajam em pensamentos sobre o céu. Ruas de ouro, rio claro como cristal, muitas pedras preciosas e diamantes reluzentes serão parte do nosso cotidiano celeste... Porém, a nossa amiga árvore não ficará fora deste cenário.
    João em sua visão, relata: “De cada lado do rio estava a árvore da vida, que dá doze colheitas, dando fruto todos os meses. As folhas da árvore servem para a cura das nações.”Suas folhas são símbolo da ausência de dor e sofrimento físico e espiritual para sempre aos habitantes da nova cidade. Elas também funcionam como um passaporte para a entrada na cidade de Deus pelas portas, que será concedido aos chamados VENCEDORES: “...Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.”6 Imaginem a honra de saborear tal fruto celestial, como um troféu por ter vencido.


Que estejamos ligados à árvore maior! 
Que nossos frutos revelem a boa árvore que somos!
Que sejamos como árvores! 
Que nos submetamos ao agricultor e sua vontade perfeita!
Que cuidemos das árvores!
Que plantemos mais árvores! 
Que possamos em breve comer da árvore da vida pela graça do Senhor Jesus!

Por Elizabeth Madureira Toledo
Educadora Cristã

Referências Bíblicas:
1. Jeremias 17.8 - 2. Salmo 1:3 - 3. João 15:1 - 4. Mateus 12:33 - 5. Apocalipse 2:7 - 6. Apocalipse 22:2

3 comentários: